CONTRAÇÃO NA
COMUNICAÇÃO
À resposta à questão “Considera que vai ser solicitada uma contração na comunicação por parte da sua empresa?”, podemos tirar conclusões face às respostas dos inquiridos no que respeita aos três períodos de recolha.
Denotamos um aumento significativo nos que esperam uma contração média assim como nos que esperam uma pequena contração. Por inusitado, não existiu registos dos que consideram uma grande contração ou uma paragem completa o que são bons sinais.
As empresas entendem que é crucial manter um certo nível de comunicação de forma a se manterem relevantes à sua audiência.
- Ainda é cedo para dizer = Cedo
- Não = Não
- Decréscimo médio = Médio
- Grande decréscimo = Grande
- Pequeno decréscimo = Pequeno
- Vão parar quase totalmente = Parar
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
IMPACTO NO BUDGET
E OPERAÇÕES DA EMPRESA
BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?
- Não foi afetado = Não
- Afetado residualmente = Residual
- Pouco afetado = Pouco
- Medianamente afetado = Mediano
- Muito afetado = Muito
- Totalmente afetado = Totalmente
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA
- Foram afetadas significativamente = Significativamente
- Impacto Nulo = Nulo
- Impacto Residual = Residual
- Tiveram que parar totalmente = Parar
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
Apesar dos resultado de um dos gráficos permanecer praticamente na mesma tendência, o gráfico referente ao tema do budget do marketing tem bastantes evoluções diferenciadas.
Os que afirmam que o corte do budget de marketing será residual foi bastante superior face aos resultados anteriores enquanto que os que afirmam que o corte seria muito, está agora em valores residuais.
Logicamente, as ilações retiradas do estudo é que a tendência será menos obscura para os budgets estimados das marcas para continuarem as suas operações de comunicação e marketing. Há aqui uma inversão da tendência seguida anteriormente para manter a marca visível à sua audiência.
TRABALHO
REMOTO
QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO
- Uma parte residual = Residual
- Menos de metade = Menos
- Metade dos colaboradores = Metade
- Mais de metade = Mais
- Quase todos = Quase
- A totalidade dos colaboradores = Total
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
Estes dois gráficos serão talvez os mais esclarecedores da clara tendência de tanto as operações das marcas poderem continuar a operar de forma remota, assim como a grande maioria dos colaboradores já se encontrar a trabalhar de forma remota.
Já nos que diz respeito às maiores variações parecem se dar na migração de uma opção inteiramente remota para uma opção mista. Sinal eventual de uma abertura maior de circulação.
IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING
Como poderá confirmar pela evolução de resultados face ao período anterior, a perspetiva é muito mais positiva em relação ao impacto socio-económico. Tanto as respostas face à empresas poderem cumprir com as obrigações salariais e fiscais nestes meses mencionados, como o impacto que poderia ter no departamento de marketing, é agora mais positivo. São boas notícias para o setor.
PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MARÇO E/OU ABRIL?
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING
- 1º Inquérito
- 2º Inquérito
- 3º Inquérito
SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS
Nas soluções apresentadas, podemos verificar que temos uma evolução na importância que algumas das soluções teriam para o profissional de marketing.
As maiores diferenças centram-se no aumento da necessidade de mais criatividade nos departamentos de marketing, sendo visível a subida de interesse da formação, com as quedas na vertente de e-commerce, recursos humanos e tecnologia.
Poderá dever-se a uma inversão de estratégia e a compreensão das necessidades mais apuradas das marcas. Sendo que o comércio online poderá não ser a única solução para a maioria delas.