PARTICIPAR NO BARÓMETRO DE MARKETING APPM "*" indica campos obrigatórios Passo 1 de 10 - Informações Demográficas 0% Identificação da Marca/Empresa*Email* Em que setor a sua empresa atua?*Administração Pública, Política e TerritóriosAgro-AlimentarAssociações, ONGs, Responsabilidade SocialCriatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços ApoioCultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e EventosDistribuição, Retalho, Comércio, LogísticaEducação, Formação, Investigação e InovaçãoEnergia, Ambiente, Recursos NaturaisFinanças, SegurosImobiliárioIndustrialInformação, Media, ComunicaçãoSaúde e Apoio SocialTecnologia e SoftwareTurismo, Hotelaria, HospitalityOutras Atividades/SectoresEm que região de Portugal está localizado?*AveiroBejaBragaBragançaCastelo BrancoCoimbraÉvoraFaroGuardaLeiriaLisboaPortalegrePortoSantarémSetúbalViana do CasteloVila RealViseuAçoresMadeiraConsentimento* Concordo com a política de privacidade da APPM. Qual o seu cargo atual?*Analista de MarketingCMO (Chief Marketing Officer)Consultor de MarketingCoordenador de MarketingDireção de MarcaDiretor Comercial / vendasDiretor de Departamento de MarketingDiretor de Estratégia de MarcaEspecialista de Estratégia de MarketingEspecialista de MarketingEspecialista em Paid MediaEspecialista em SEOEstratega de MarcaEstratega de MarketingGestor de Ativação de MarcaGestor de ConteúdosGestor de MarcaGestor de MarketingGestor de MediaGestor de PRGrowth MarketerHead of DigitalKey Account ManagerProdutor de ConteúdosVP of MarketingProgressão na carreira na área de marketing*Alta probabilidade de crescimentoPouca probabilidade de crescimentoEstagnação na carreiraEstado de sentimento atual face à sua progressão de carreira.Qual a dimensão da sua empresa (nº colaboradores)?*Menos de 1010 - 5051 - 100100 - 500500 - 1000Mais de 1000 Na sua opinião, quais são as principais tendências de marketing em Portugal neste momento?* Automação de Marketing CRM - Base de Dados Estratégia de Sustentabilidade Estratégia e Gestão de Marketing Gestão de Experiência do Cliente Inteligência Artificial - AI Marketing de Influência Marketing Digital Marketing e Otimização de Conteúdo Marketing Ético e Sustentável Marketing Preditivo - Data Science Metaverso e Experiências Virtuais Otimização de Gastos de Marketing Redução de Custos Web3 Marketing Outras (Selecionar todas as que se aplicam)Por favor, indique qual é essa tendência não especificada aqui.*A sua empresa tem adotado estratégias de marketing digital?* Afiliação/Performance Email Marketing Marketing de Conteúdo Mensagens Instantâneas Publicidade Online Publicidade Programática Redes Sociais SEO (Otimização para Motores de Busca) Voice Search & Conversational Marketing Outras (Selecionar todas as que se aplicam)Quais estão essas estratégias não mencionadas aqui?* Quais são os maiores desafios que a sua empresa enfrenta em termos de marketing?* Atração, Aquisição e Retenção de Clientes Criação de Conteúdos Relevantes em Escala Criatividade e Comunicação Digital e Tecnologia Estratégia de Marketing Geração de Leads Qualificadas Gestão de Marcas e Produtos Gestão e Contratação de Profissionais Mediação de Desempenho e Atribuição de Resultados Mudanças na Privacidade e Proteção de Dados (ex: fim dos cookies, RGPD) Pesquisa e Estudos de Mercado Sustentabilidade e Responsabilidade Social Outros (Selecionar até três)Quais são esses desafios não mencionados aqui?*Como é que a sua empresa está a lidar com a evolução das expectativas do consumidor?* Adaptação rápida Adaptação gradual Dificuldades em adaptar-se (Selecionar uma opção) Como tem evoluído o investimento em marketing da sua empresa nos últimos anos?* Aumentou Manteve-se Constante Diminuiu (Selecionar uma opção)Que canais de marketing têm sido mais eficazes para a sua empresa?* Comércio Social (Social Commerce - Vendas diretas em redes sociais) Content Syndication Email Marketing Eventos/Exposições Influencer Marketing Marketing Conversacional (Chatbots e IA) Marketing de Afiliados Marketing de Conteúdo Marketing de Experiências Marketing Direto Parcerias Estratégicas Publicidade Online Publicidade Tradicional Redes Sociais Remarketing SEO (Otimização para Motores de Busca) SMS e Mensagens Instantâneas Outras (Selecionar até três) Por favor, diga-nos quais foram esses canais.* Que métricas a sua empresa utiliza para medir o desempenho das campanhas de marketing?* Customer Lifetime Value (CLV) Engagement nas Redes Sociais Número de Leads Gerados Presença/Retenção de Marca Retorno sobre Investimento (ROI) Taxa de Conversão Taxa de Retenção de Clientes Tráfego gerado no Site Vendas Outras (Selecionar até três) Quais são essas métricas não especificadas aqui?*Como avalia a eficácia das estratégias de marketing atualmente adotadas pela sua empresa?*Nada EficazPouco EficazModeradamente EficazBastante EficazExtremamente EficazComo a sua empresa ajusta as estratégias de marketing com base nos resultados obtidos?* Adaptação Gradual Adaptação Imediata Revisões Periódicas Testes A/B e Otimizações Contínuas (Selecionar uma opção) Quais são as principais estratégias de marketing que sua empresa planeia adotar no próximo ano?* Adoção de first-party data e estratégias cookieless Aquisição de novos grupos-alvo (vs. crescimento entre os grupos-alvo existentes) Digitalização e implementação de tecnologias de marketing Expansão para novos mercados internacionais Foco nos mercados existentes (vs. desenvolvimento de novos mercados) Gestão e Alcance de Marca Integrar Inteligência Artificial nas ações de marketing KPI, medição (otimização das despesas de marketing) e modelos de dados (modelação do marketing mix) Novos modelos de negócio (vs. modelo de negócio existente) Operações de marketing (execução), por exemplo, melhoria dos sítios Web, comércio eletrónico, sistemas de CRM, análise de dados. Performance em Vendas e no Marketing de Performance (Lower Funnel) Personalização dos seus programas de marketing Redesenho dos processos de marketing Outras (Selecionar até três)Quais são essas tendências?*Como está a sua empresa a preparar-se para a evolução do mercado?* Pesquisas de Mercado Contínuas Colaboração com Consultoras Formação Interna Outros (Selecionar uma opção)De que outra forma se está a preparar para a evolução?* A sua empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?* Sim Não (Selecionar uma opção)Quais os tipos de parceria que têm sido mais benéficos para a sua estratégia de marketing?* Parcerias com associações Parcerias com agências, criativos, freelancers Parcerias com escolas Parcerias com outras empresas do setor Outras (seleccionar até três)Diga-nos que parcerias são essas, por favor!* Qual é o seu nível de concordância com a seguinte afirmação: "A Inteligência Artificial está a transformar significativamente as estratégias de marketing da minha empresa."*Discordo totalmenteDiscordo parcialmenteNem concordo nem discordoConcordo parcialmenteConcordo totalmenteComo descreveria o ambiente de marketing em Portugal atualmente?* Favorável ao Crescimento Desafiador, mas com Oportunidade Altamente Competitivo Outro (Selecionar uma opção)Diga-nos como descreveria o ambiente de marketing em Portugal*Quais são os principais impulsionadores de mudanças no marketing em Portugal?* Alterações Regulatórias e de Privacidade de Dados Avanços Tecnológicos Influência da Economia e Inflação Influência de Tendências Globais Mudanças nas Preferências do Consumidor Mudanças nos Algoritmos das Plataformas Digitais Outros (seleccionar até três)Quais são esses impulsionadores de mudança?* Existe mais alguma informação ou perspetiva sobre marketing em Portugal que gostaria de compartilhar?Notificações Desejo receber os resultados do barómetro por email. 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