Scroll Top

Primeiros Resultados
Barómetro de MARKETING
em Portugal

Estes dados foram obtidos através do questionário colocado à disposição dos associados da APPM e fornecem uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal, conforme respondido pelos participantes do barómetro.

SETORES
indústria

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade/Publicidade/Consultadoria/Estudos Mercado/Serviços Apoio, Distribuição/Retalho/Comércio/Logística, e Agro-Alimentar.

Agro-Alimentar
0%
Associações, ONGs, Responsabilidade Social
0%
Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio
0%
Cultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e Eventos
0%
Distribuição, Retalho, Comércio, Logística
0%
Educação, Formação, Investigação e Inovação
0%
Energia, Ambiente, Recursos Naturais
0%
Finanças, Seguros
0%
Industrial
0%
Informação, Media, Comunicação
0%
Outras Atividades/Sectores
0%
Turismo, Hotelaria, Hospitality
0%

Regiões de
Participação

Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região de Lisboa, seguida pelo Porto. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
CMO (Chief Marketing Officer) 49%
0%
Consultor de Marketing 5%
0%
Coordenador de Marketing 8%
0%
Direção de Marca 1%
0%
Diretor de Dpt Marketing 14%
0%
Diretor de Estrat. de Marca 4%
0%
Especialista de Marketing 8%
0%
Gestor de conteúdos 3%
0%
Gestor de Marca 1%
0%
Gestor de Marketing 6%
0%
Gestor de PR 1%
0%

cargos
profissionais

A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos outros cargos diretivos no marketing. Tal será resultado da primeira audiência deste estudo que recaiu essencialmente nos atuais associados da APPM.

dimensão da
empresa

Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas. O panorama apresentado neste barómetro gozará assim de uma maior transparência do sentimento dos profissionais de marketing em diversos tecidos empresariais presentes no mercado.

Nº de Colaboradores em Empresas dos Participantes no Barómetro.
Menos de 10 27%
0%
10 a 50 18%
0%
51 a 100 10%
0%
100 a 500 22%
0%
500 a 1000 8%
0%
Mais de 1000 15%
0%

Progressão na
Carreira

Neste primeiro barómetro, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria considera que se encontra estagnado ou coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.

Progressão na carreira na área de marketing

Estagnação
Maior Probabilidade
Menor Probabilidade

Principais Tendências de Marketing

Inteligência Artificial - AI 88%
0%
Marketing Digital 54%
0%
Experiência do Cliente 47%
0%
CRM - Base de Dados 33%
0%
Estrat. Gestão Marketing 26%
0%
Automação de Marketing 49%
0%
Marketing de Conteúdo 51%
0%
Otimização de Gastos 18%
0%
Estrat. de Sustentabilidade 59%
0%
Redução de Custos 13%
0%

É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Estratégia de Sustentabilidade, Marketing Digital e Marketing de Conteúdo e Otimização.

Adopção de Estratégias de
Marketing Digital

Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, as Redes Sociais são o canal mais utilizado, logo seguido pelo Email Marketing e o SEO.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam

pesquisa e estudos de mercado
19%

Estratégia de Marketing
21%

Gestão de Marcas e Produtos
21%

Criatividade e Comunicação
23%

Digital e Tecnologia
40%

Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
67%

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
29%

Financeiros, Budget, Fragmentação de Públicos
4%

Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?

Adaptação Gradual
Adaptação Rápida
Dificuldades em adaptar-se

Evolução do investimento em marketing nos últimos anos

Aumentou
Diminuiu
Manteve-se constante

Canais Mais
Eficazes

De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Email Marketing Parcerias Estratégicas e Eventos e Patrocínios. O canal Media Local e Website foi o resultado de respostas diretas dos participantes que assinalaram a opção Outra no questionário.

Canais considerados mais eficazes

Publicidade Tradicional 18%
0%
Redes Sociais 62%
0%
Marketing de Conteúdo 37%
0%
Email Marketing 47%
0%
SEO 33%
0%
Publicidade Online 32%
0%
Influencer Marketing 17%
0%
Eventos e Patrocínios 40%
0%
Marketing de Afiliados 10%
0%
SMS e Mens. Instantâneas 6%
0%
Marketing Direto 17%
0%
Remarketing 8%
0%
Content Syndication 1%
0%
Marketing de Experiências 10%
0%
Parcerias Estratégicas 42%
0%
Media Local e Website 4%
0%

Métricas de Desempenho Utilizadas

Taxa de Conversão 56%
0%
Número de leads gerados 58%
0%
Retorno Investimento (ROI) 49%
0%
Tráfego no Site 42%
0%
Vendas 62%
0%
Pres./Retenção de Marca 32%
0%
Influencer Marketing 22%
0%
Resultados de Audiência 3%
0%

Key Performance
Indicators

Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Vendas, Nº de Leads Gerados e Taxa de Conversão.

Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos

Adaptação Gradual
Adaptação Imediata
Revisões Periódicas
67%
Consideram que Atração, Aquisição e Retenção de Clientes é o seu maior desafio.

Preparação para o
Futuro

Preparação das Empresas para
o Futuro

Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a gestão e alcance de marca assim como melhorar a execução das operações de marketing, como por exemplo, melhoria dos sítios Web, comércio eletrónico, sistemas de CRM, análise de dados. A importância da performance no marketing também é uma preocupação e que há a melhorar para o próximo ano.

Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais estratégias a adotar para o próximo ano

Gestão e Alcance de Marca 47%
0%
Operações de Marketing 46%
0%
Digitalização e Tecnologias 33%
0%
KPI, Medição e Otimização 21%
0%
Marketing de Performance 35%
0%
Aquisição de novos targets 22%
0%
Novos modelos de negócio 29%
0%
Redesign de Proc. de Marketing 18%
0%
Foco mercados existentes 23%
0%
Personalização do marketing 24%
0%

Parcerias
Estratégicas

Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais impulsionadores de mudanças no marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 21/03 e 15/04 de 2024. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta primeira ação foi restringida aos associados da APPM.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.