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Primeiros Resultados
Barómetro Impacto COVID-19
no Marketing

Estes foram os primeiros dados obtidos do questionário à disposição dos Profissionais de Marketing.

MERCADO
FOCO

Os profissionais de Marketing que responderam ao inquérito, demonstram ter uma forte dependência do tecido empresarial quando apenas uma pequena parte é completamente dirigida ao consumidor final.
B2C 16%
0%
B2B 36%
0%
Ambos 48%
0%

SETORES
AFETADOS

Fica claramente demonstrado quais os sectores que tiveram mais peso nas respostas deste inquérito. Os sectores dos serviços de Marketing, Retalho, Automóvel e Turismo são os que têm maior expressão ou que se destaca nos resultados que iremos apresentar.

Artes / Entretenimento / Publicações
0%
Automóvel
0%
Banca
0%
Bens de Consumo
0%
Construção / Equipamentos
0%
Contabilidade / Finanças
0%
Cuidados de Saúde
0%
Educação / Formação
0%
Engenharia
0%
Hotelaria / Viagens
0%
Manufatura / Operações
0%
Marketing
0%
ONG / Voluntariado
0%
Outra
0%
Publicidade / RP
0%
Retalho
0%
Serviços Profissionais
0%
Tecnologia
0%
Vendas
0%
Desenvolvimento de Negócios
0%
Farmacêutica / Biotecnologia
0%
Gestão / Executivo
0%
Imobiliário
0%
Instalação / Manutenção
0%
Internet
0%
Seguros
0%
Telecomunicações
0%

NÚMERO DE
COLABORADORES

Uma sucinta análise do espectro das empresas que responderam ao questionário em relação aos colaboradores na equipa de marketing e o número total de colaboradores totais das mesmas. Como seria de imaginar, as equipas de marketing, na maioria, não são mais de 5 pessoas.

EQUIPA DE MARKETING

5 a 10 pessoas
+ de 10 pessoas
1 a 5 pessoas

COLABORADORES TOTAIS

1 a 5 Pessoas 29%
0%
5 a 10 Pessoas 10%
0%
10 a 40 Pessoas 12%
0%
40 a 80 Pessoas 12%
0%
80 a 100 Pessoas 5%
0%
100 a 500 Pessoas 18%
0%
+ de 1000 Pessoas 10%
0%

Destes resultados podemos depreender que 29% dos que responderam são de empresas com até 5 pessoas na sua totalidade, mais de 45%, contudo, são de empresas com mais de 40 pessoas o que torna os resultados mais inclinados para este tipo de empresas.

CONTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Segundo os dados, 54% considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Apenas 14% decidiu parar totalmente qualquer comunicação.

Vão parar totalmente 14%
0%
Ainda é cedo para dizer 19%
0%
Pequeno decréscimo 14%
0%
Decréscimo médio 6%
0%
Grande decréscimo 11%
0%
Não existente 11%
0%

IMPACTO NO
BUDGET

Da totalidade dos inquiridos, 18% dos marketers, viu o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 22% parou completamente as suas operações ou produção.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?

44

Responderam que não.

16

Responderam que já foi afetado em 10%.

21

Responderam que já foi afetado em 30%.

12

Responderam que já foi afetado em 50%.

13

Responderam que já foi afetado em 80%.

23

Responderam que afetou em 100%.

PRINCIPAIS IMPACTOS SENTIDOS NO MARKETING

LANÇAMENTOS ADIADOS

MATÉRIA PRIMA EM FALTA

CANCELAMENTOS

ESCOAR STOCK

alterar planeamento

contatos dificeis

layoff

pânico mercado

offline para online

reinvenção

trabalho de equipa

sustentabilidade

TRABALHO
REMOTO

Como se poderá verificar, a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que mais de metade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.

ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO

18

Responderam que ainda só estão 5%.

18

Responderam que ainda só estão 30%.

13

Responderam que ainda só estão 50%.

7

Responderam que já estão 70%.

25

Responderam que já estão 90%.

48

Responderam que já estão 100%.

86%
As empresas que podem funcionar em regime remoto ou misto

Impacto
sócio-económico

IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING

52% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes.

PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MARÇO E/OU ABRIL?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS

Estas foram as soluções que os profissionais de Marketing apontaram serem críticas para o seu trabalho atualmente e para o desenvolvimento das suas tarefas para as marcas que representam. Um forte impulso na tecnologia para permitir enfrentar este novo paradigma e com isso a componente de e-commerce. A criatividade como apoio aos seus departamentos de marketing também é necessário.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 19/03 e 25/03 de 2020. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação e dos meios de comunicação especializada parceiros da APPM para uma melhor segmentação da resposta.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade de 20 dias onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.

Participe já no próximo Barómetro de Impacto COVID-19 de forma a podermos ter uma ideia de evolução ao longo do período em que estamos a sentir este impacto no mercado.