MERCADO
FOCO
SETORES
AFETADOS
Fica claramente demonstrado quais os sectores que tiveram mais peso nas respostas deste inquérito. Os sectores dos serviços de Marketing, Retalho, Automóvel e Turismo são os que têm maior expressão ou que se destaca nos resultados que iremos apresentar.
NÚMERO DE
COLABORADORES
Uma sucinta análise do espectro das empresas que responderam ao questionário em relação aos colaboradores na equipa de marketing e o número total de colaboradores totais das mesmas. Como seria de imaginar, as equipas de marketing, na maioria, não são mais de 5 pessoas.
EQUIPA DE MARKETING
COLABORADORES TOTAIS
Destes resultados podemos depreender que 29% dos que responderam são de empresas com até 5 pessoas na sua totalidade, mais de 45%, contudo, são de empresas com mais de 40 pessoas o que torna os resultados mais inclinados para este tipo de empresas.
CONTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO
Segundo os dados, 54% considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Apenas 14% decidiu parar totalmente qualquer comunicação.
IMPACTO NO
BUDGET
Da totalidade dos inquiridos, 18% dos marketers, viu o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 22% parou completamente as suas operações ou produção.
IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA
BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?
44
Responderam que não.
16
Responderam que já foi afetado em 10%.
21
Responderam que já foi afetado em 30%.
12
Responderam que já foi afetado em 50%.
13
Responderam que já foi afetado em 80%.
23
Responderam que afetou em 100%.
PRINCIPAIS IMPACTOS SENTIDOS NO MARKETING
LANÇAMENTOS ADIADOS
MATÉRIA PRIMA EM FALTA
CANCELAMENTOS
ESCOAR STOCK
alterar planeamento
contatos dificeis
layoff
pânico mercado
offline para online
reinvenção
trabalho de equipa
sustentabilidade
TRABALHO
REMOTO
Como se poderá verificar, a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que mais de metade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.
ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?
QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO
18
Responderam que ainda só estão 5%.
18
Responderam que ainda só estão 30%.
13
Responderam que ainda só estão 50%.
7
Responderam que já estão 70%.
25
Responderam que já estão 90%.
48
Responderam que já estão 100%.
IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING
52% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes.
PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MARÇO E/OU ABRIL?
PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING
SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS
Estas foram as soluções que os profissionais de Marketing apontaram serem críticas para o seu trabalho atualmente e para o desenvolvimento das suas tarefas para as marcas que representam. Um forte impulso na tecnologia para permitir enfrentar este novo paradigma e com isso a componente de e-commerce. A criatividade como apoio aos seus departamentos de marketing também é necessário.
DADOS DE
RECOLHA
O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
Os dados foram recolhidos entre 19/03 e 25/03 de 2020. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.
A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação e dos meios de comunicação especializada parceiros da APPM para uma melhor segmentação da resposta.
Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade de 20 dias onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.