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Segundos Resultados
Barómetro de MARKETING
em Portugal

Estes dados foram obtidos através do questionário colocado à disposição dos associados da APPM e fornecem uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal, conforme respondido pelos participantes do barómetro.

SETORES
indústria

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Outras Atividades/Sectores, Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio, e Distribuição, Retalho, Comércio, Logística.

Agro-Alimentar
0%
Associações, ONGs, Responsabilidade Social
0%
Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio
0%
Cultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e Eventos
0%
Distribuição, Retalho, Comércio, Logística
0%
Educação, Formação, Investigação e Inovação
0%
Energia, Ambiente, Recursos Naturais
0%
Finanças, Seguros
0%
Industrial
0%
Informação, Media, Comunicação
0%
Outras Atividades/Sectores
0%
Turismo, Hotelaria, Hospitality
0%

Regiões de
Participação

Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região de Lisboa, seguida pelo Porto. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
CMO (Chief Marketing Officer) 45%
0%
Consultor de Marketing 3%
0%
Coordenador de Marketing 0%
0%
Direção de Marca 6%
0%
Diretor de Dpt Marketing 15%
0%
Diretor de Estrat. de Marca 3%
0%
Especialista de Marketing 9%
0%
Estratega de Marca 3%
0%
Estratega de Marketing 3%
0%
Produtor de Conteúdos 3%
0%
Gestor de PR 0%
0%
Analista de Marketing 3%
0%

cargos
profissionais

A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos outros cargos diretivos no marketing. Tal será resultado da primeira audiência deste estudo que recaiu essencialmente nos atuais associados da APPM.

dimensão da
empresa

Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas. O panorama apresentado neste barómetro gozará assim de uma maior transparência do sentimento dos profissionais de marketing em diversos tecidos empresariais presentes no mercado.

Nº de Colaboradores em Empresas dos Participantes no Barómetro.
Menos de 10 30%
0%
10 a 50 18%
0%
51 a 100 12%
0%
100 a 500 18%
0%
500 a 1000 9%
0%
Mais de 1000 12%
0%

Progressão na
Carreira

Neste segundo barómetro, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.

Progressão na carreira na área de marketing

Estagnação
Maior Probabilidade
Menor Probabilidade

Principais Tendências de Marketing

Inteligência Artificial - AI 94%
0%
Marketing Digital 55%
0%
Experiência do Cliente 55%
0%
CRM - Base de Dados 27%
0%
Estrat. Gestão Marketing 18%
0%
Automação de Marketing 39%
0%
Marketing de Conteúdo 42%
0%
Otimização de Gastos 12%
0%
Estrat. de Sustentabilidade 58%
0%
Redução de Custos 12%
0%

É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Estratégia de Sustentabilidade, Marketing Digital e Gestão de Experiência do Cliente.

Adopção de Estratégias de
Marketing Digital

Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, as Redes Sociais são o canal mais utilizado, logo seguido pelo SEO e o Email Marketing.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam

pesquisa e estudos de mercado
24%

Estratégia de Marketing
27%

Gestão de Marcas e Produtos
15%

Criatividade e Comunicação
18%

Digital e Tecnologia
42%

Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
70%

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
33%

Internacionalização e Novos Mercados
3%

Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?

Adaptação Gradual
Adaptação Rápida
Dificuldades em adaptar-se

Evolução do investimento em marketing nos últimos anos

Aumentou
Diminuiu
Manteve-se constante

Canais Mais
Eficazes

De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Marketing de Conteúdo, Parcerias Estratégicas e Publicidade Tradicional. O canal Assessoria de Imprensa foi o resultado de respostas diretas dos participantes que assinalaram a opção Outra no questionário.

Canais considerados mais eficazes

Publicidade Tradicional 39%
0%
Redes Sociais 73%
0%
Marketing de Conteúdo 48%
0%
Email Marketing 30%
0%
SEO 30%
0%
Publicidade Online 27%
0%
Influencer Marketing 18%
0%
Eventos e Patrocínios 33%
0%
Marketing de Afiliados 15%
0%
SMS e Mens. Instantâneas 12%
0%
Marketing Direto 9%
0%
Remarketing 3%
0%
Content Syndication 3%
0%
Marketing de Experiências 18%
0%
Parcerias Estratégicas 39%
0%
Assessoria de Imprensa 3%
0%

Métricas de Desempenho Utilizadas

Taxa de Conversão 55%
0%
Número de leads gerados 48%
0%
Retorno Investimento (ROI) 48%
0%
Tráfego no Site 42%
0%
Vendas 67%
0%
Pres./Retenção de Marca 33%
0%

Key Performance
Indicators

Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Vendas, Nº de Leads Gerados e Taxa de Conversão.

Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos

Adaptação Gradual
Adaptação Imediata
Revisões Periódicas
70%
Consideram que Atração, Aquisição e Retenção de Clientes é o seu maior desafio.

Preparação para o
Futuro

Preparação das Empresas para
o Futuro

Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a gestão e alcance de marca assim como melhorar a execução das operações de marketing, como por exemplo, melhoria dos sítios Web, comércio eletrónico, sistemas de CRM, análise de dados. A importância da aquisição de novos grupos-alvo também é uma preocupação e que há a melhorar para o próximo ano.

Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais estratégias a adotar para o próximo ano

Gestão e Alcance de Marca 52%
0%
Operações de Marketing 36%
0%
Digitalização e Tecnologias 27%
0%
KPI, Medição e Otimização 18%
0%
Marketing de Performance 27%
0%
Aquisição de novos targets 33%
0%
Novos modelos de negócio 30%
0%
Redesign de Proc. de Marketing 27%
0%
Foco mercados existentes 27%
0%
Personalização do marketing 15%
0%

Parcerias
Estratégicas

Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais impulsionadores de mudanças no marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 01/07 e 19/07 de 2024. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta primeira ação foi restringida aos associados da APPM.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.