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Segundos Resultados
Barómetro Impacto COVID-19
no Marketing

Estes foram os dados seguintes, obtidos do questionário à disposição dos Profissionais de Marketing.

MERCADO
FOCO

Os profissionais de Marketing que responderam ao inquérito, continuam a demonstrar ter uma forte dependência do tecido empresarial quando apenas uma pequena parte é completamente dirigida ao consumidor final.
B2C 14%
0%
B2B 36%
0%
Ambos 51%
0%

SETORES
AFETADOS

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Com esta análise, consegue verificar quais os setores mais representativos das respostas deste resultado. Destes setores, destacam-se o Marketing, Publicidade e Relações Públicas, Bens de Consumo e Tecnologia.

Advocacia
0%
Aeroespacial / Aviação
0%
Artes / Entretenimento / Publicações
0%
Automóvel
0%
Banca
0%
Bens Consumo
0%
Construção / Equipamentos
0%
Cuidados de Saúde
0%
Educação / Formação
0%
Energia / Utilidades
0%
Engenharia
0%
Hotelaria / Viagens
0%
Manufatura / Operações
0%
Marketing
0%
ONG / Voluntariado
0%
Outra
0%
Publicidade / RP
0%
Retalho
0%
Serviços Profissionais
0%
Tecnologia
0%
Desenvolvimento de Negócios
0%
Farmacêutica / Biotecnologia
0%
Gestão / Executivo
0%
Transporte / Logística
0%
Internet
0%
Seguros
0%
Telecomunicações
0%

NÚMERO DE
COLABORADORES

Uma sucinta análise do espectro das empresas que responderam ao questionário em relação aos colaboradores na equipa de marketing e o número total de colaboradores totais das mesmas. Como seria de imaginar, as equipas de marketing, na maioria, não são mais de 5 pessoas.

NÚMERO DE COLABORADORES NA EQUIPA DE MARKETING

5 a 10 pessoas
+ de 10 pessoas
1 a 5 pessoas

COLABORADORES TOTAIS DAS EMPRESAS

1 a 5 Pessoas 28%
0%
5 a 10 Pessoas 9%
0%
10 a 40 Pessoas 21%
0%
40 a 80 Pessoas 5%
0%
80 a 100 Pessoas 5%
0%
100 a 500 Pessoas 19%
0%
+ de 1000 Pessoas 7%
0%

Neste segundo resultado do barómetro, podemos depreender que 28% dos que responderam são de empresas com até 5 pessoas na sua totalidade, mais de 42%, contudo, são de empresas com mais de 40 pessoas o que torna os resultados mais inclinados para este tipo de empresas.

CONTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Segundo os dados, 51% considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Apenas 11% dos que responderam a este segundo resultado, decidiu parar totalmente qualquer comunicação.

Vão parar totalmente 11%
0%
Ainda é cedo para dizer 19%
0%
Pequeno decréscimo 10%
0%
Decréscimo médio 14%
0%
Grande decréscimo 15%
0%
Não existente 32%
0%

IMPACTO NO
BUDGET

Da totalidade dos inquiridos do segundo resultado do Barómetro, apenas 11% dos marketers, viu o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 71% parou completamente ou viu as suas operações ou produção serem afetadas significativamente.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?

27

Responderam que não.

9

Responderam que já foi afetado em 10%.

14

Responderam que já foi afetado em 30%.

12

Responderam que já foi afetado em 50%.

10

Responderam que já foi afetado em 80%.

9

Responderam que afetou em 100%.

PRINCIPAIS IMPACTOS SENTIDOS NO MARKETING

avenças reduzidas

MATÉRIA PRIMA EM FALTA

CANCELAMENTOS

prazos de entrega adiados

alterar planeamento

difícil new business

layoff

pânico mercado

off para e-commerce

reinvenção

gestão remote

redução investimento

TRABALHO
REMOTO

Como se poderá verificar, a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que mais de metade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.

ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO

14

Responderam que ainda só estão 5%.

7

Responderam que ainda só estão 30%.

5

Responderam que ainda só estão 50%.

9

Responderam que já estão 70%.

12

Responderam que já estão 90%.

34

Responderam que já estão 100%.

90%
As empresas que podem funcionar em regime remoto ou misto

Impacto
sócio-económico

IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING

60% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para março e abril. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes.

PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MARÇO E/OU ABRIL?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS

Estas foram as soluções que os profissionais de Marketing apontaram serem críticas para o seu trabalho atualmente e para o desenvolvimento das suas tarefas para as marcas que representam. Um forte impulso na tecnologia para permitir enfrentar este novo paradigma e com isso a componente de e-commerce. Outra solução, não mencionada, foi o que muitos escolheram, o que indica que existem algumas componentes ainda não identificadas neste formulário. No próximo, vamos deixar uma pergunta em aberto nesta opção.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 25/03 e 14/04 de 2020. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação e dos meios de comunicação especializada parceiros da APPM para uma melhor segmentação da resposta.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade de 20 dias onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.

Participe já no próximo Barómetro de Impacto COVID-19 de forma a podermos ter uma ideia de evolução ao longo do período em que estamos a sentir este impacto no mercado.