MERCADO
FOCO
SETORES
AFETADOS
Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Com esta análise, consegue verificar quais os setores mais representativos das respostas deste resultado. Destes setores, destacam-se o Farmacêutica / Biotecnologia, Tecnologia, e Vendas.
NÚMERO DE
COLABORADORES
Uma sucinta análise do espectro das empresas que responderam ao questionário em relação aos colaboradores na equipa de marketing e o número total de colaboradores totais das mesmas. Como seria de imaginar, as equipas de marketing, na maioria, não são mais de 5 pessoas.
NÚMERO DE COLABORADORES NA EQUIPA DE MARKETING
COLABORADORES TOTAIS DAS EMPRESAS
Neste terceiro resultado do barómetro, podemos depreender que 44% dos que responderam são de empresas com até 40 pessoas na sua totalidade, mais de 56%, contudo, são de empresas com mais de 40 pessoas o que torna os resultados um pouco mais inclinados para este tipo de empresas.
CONTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO
Segundo os dados, 44% considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Contudo, nenhum dos participantes declarou que parou totalmente a comunicação ou que teve um grande decréscimo.
IMPACTO NO
BUDGET
Da totalidade dos inquiridos do segundo resultado do Barómetro, apenas 5 marketers, viram o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 62% parou completamente ou viu as suas operações ou produção serem afetadas significativamente.
IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA
BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?
10
Responderam que não.
9
Responderam que já foi afetado em 10%.
5
Responderam que já foi afetado em 30%.
4
Responderam que já foi afetado em 50%.
1
Respondeu que já foi afetado em 80%.
5
Responderam que afetou em 100%.
PRINCIPAIS IMPACTOS SENTIDOS NO MARKETING
parado
inatividade
sem contato físico
alternativas
mudança paradigma
quebra vendas
meios no mix
maior investimento online
rever modelo negócio
cancelamentos
gestão remote
shift digital
TRABALHO
REMOTO
Como se poderá verificar, a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que a quase totalidade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.
ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?
QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO
3
Responderam que ainda só estão 5%.
3
Responderam que ainda só estão 30%.
4
Responderam que ainda só estão 50%.
2
Responderam que já estão 70%.
7
Responderam que já estão 90%.
15
Responderam que já estão 100%.
IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING
Quase 80% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para maio, junho ou julho. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes.
PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MAIO, JUNHO OU JULHO?
PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING
SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS
Estas foram as soluções que os profissionais de Marketing apontaram serem críticas para o seu trabalho atualmente e para o desenvolvimento das suas tarefas para as marcas que representam. Um forte impulso na criatividade em contraponto com o estudo anteriro, para permitir enfrentar este novo paradigma de forma original e com isso a componente de formação. Outra solução, não mencionada, foi o que muitos escolheram, o que indica que existem algumas componentes ainda não identificadas neste formulário. Estamos a efetuar mudanças para incluir mais opções.
DADOS DE
RECOLHA
O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
Os dados foram recolhidos entre 16/04 e 08/05 de 2020. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.
A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação e dos meios de comunicação especializada parceiros da APPM para uma melhor segmentação da resposta.
Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade de 20 dias onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.