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Terceiros Resultados
Barómetro Impacto COVID-19
no Marketing

Estes foram os dados seguintes, obtidos do questionário à disposição dos Profissionais de Marketing.

MERCADO
FOCO

Os profissionais de Marketing que responderam ao inquérito, continuam a demonstrar ter uma dependência do tecido empresarial quando apenas uma parte é completamente dirigida ao consumidor final.
B2C 26%
0%
B2B 44%
0%
Ambos 29%
0%

SETORES
AFETADOS

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Com esta análise, consegue verificar quais os setores mais representativos das respostas deste resultado. Destes setores, destacam-se o Farmacêutica / Biotecnologia, Tecnologia, e Vendas.

Artes / Entretenimento / Publicações
0%
Bens de Consumo
0%
Construção / Equipamentos
0%
Contabilidade / Finanças
0%
Cuidados de saúde
0%
Desenvolvimento de negócios
0%
Educação / Formação
0%
Energia / Utilidades
0%
Farmacêutica / Biotecnologia
0%
Imobiliário
0%
Marketing
0%
Outra
0%
Publicidade / Relações Públicas
0%
Restauração
0%
Retalho
0%
Tecnologia
0%
Transporte / Logística
0%
Vendas
0%

NÚMERO DE
COLABORADORES

Uma sucinta análise do espectro das empresas que responderam ao questionário em relação aos colaboradores na equipa de marketing e o número total de colaboradores totais das mesmas. Como seria de imaginar, as equipas de marketing, na maioria, não são mais de 5 pessoas.

NÚMERO DE COLABORADORES NA EQUIPA DE MARKETING

5 a 10 pessoas
+ de 10 pessoas
1 a 5 pessoas

COLABORADORES TOTAIS DAS EMPRESAS

1 a 5 Pessoas 12%
0%
5 a 10 Pessoas 12%
0%
10 a 40 Pessoas 21%
0%
40 a 80 Pessoas 12%
0%
80 a 100 Pessoas 12%
0%
100 a 500 Pessoas 15%
0%
500 a 1000 Pessoas 6%
0%
+ de 1000 Pessoas 12%
0%

Neste terceiro resultado do barómetro, podemos depreender que 44% dos que responderam são de empresas com até 40 pessoas na sua totalidade, mais de 56%, contudo, são de empresas com mais de 40 pessoas o que torna os resultados um pouco mais inclinados para este tipo de empresas.

CONTRAÇÃO
COMUNICAÇÃO

Segundo os dados, 44% considera que não teve uma diminuição no esforço de comunicação ou pelo menos é cedo para dizer. Contudo, nenhum dos participantes declarou que parou totalmente a comunicação ou que teve um grande decréscimo.

Vão parar totalmente 0%
0%
Ainda é cedo para dizer 12%
0%
Pequeno decréscimo 18%
0%
Decréscimo médio 38%
0%
Grande decréscimo 0%
0%
Não existente 32%
0%

IMPACTO NO
BUDGET

Da totalidade dos inquiridos do segundo resultado do Barómetro, apenas 5 marketers, viram o seu budget completamente eliminado. Sendo mais preocupante os números registados em termos de operação das empresas em que 62% parou completamente ou viu as suas operações ou produção serem afetadas significativamente.

IMPACTO NAS OPERAÇÕES DA EMPRESA

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

BUDGET DE MARKETING JÁ TERÁ SIDO IMPACTADO?

10

Responderam que não.

9

Responderam que já foi afetado em 10%.

5

Responderam que já foi afetado em 30%.

4

Responderam que já foi afetado em 50%.

1

Respondeu que já foi afetado em 80%.

5

Responderam que afetou em 100%.

PRINCIPAIS IMPACTOS SENTIDOS NO MARKETING

parado

inatividade

sem contato físico

alternativas

mudança paradigma

quebra vendas

meios no mix

maior investimento online

rever modelo negócio

cancelamentos

gestão remote

shift digital

TRABALHO
REMOTO

Como se poderá verificar, a grande maioria dos colaboradores já estão em trabalho remoto e a boa notícia é que a quase totalidade das empresas inquiridas poderá manter a sua atividade de forma remota ou num formato misto.

ATIVIDADE DA MARCA PODE CONTINUAR REMOTAMENTE?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

QUANTOS COLABORADORES ATUALMENTE EM TRABALHO REMOTO

3

Responderam que ainda só estão 5%.

3

Responderam que ainda só estão 30%.

4

Responderam que ainda só estão 50%.

2

Responderam que já estão 70%.

7

Responderam que já estão 90%.

15

Responderam que já estão 100%.

94%
As empresas que podem funcionar em regime remoto ou misto

Impacto
sócio-económico

IMPACTO PARA
PROFISSIONAL DO MARKETING

Quase 80% dos inquiridos manifestam que as empresas não vão ter problemas em cumprir com as obrigações salariais e/ou fiscais previstos para maio, junho ou julho. O potencial cenário de cortes no departamento de marketing representa a preocupação dos profissionais participantes.

PODERÁ A EMPRESA CUMPRIR COM AS OBRIGAÇÕES SALARIAIS E FISCAIS EM MAIO, JUNHO OU JULHO?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

PREVISÃO DE CORTE DE COLABORADORES NO DEPARTAMENTO DE MARKETING

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

SOLUÇÕES
NECESSÁRIAS

Estas foram as soluções que os profissionais de Marketing apontaram serem críticas para o seu trabalho atualmente e para o desenvolvimento das suas tarefas para as marcas que representam. Um forte impulso na criatividade em contraponto com o estudo anteriro, para permitir enfrentar este novo paradigma de forma original e com isso a componente de formação. Outra solução, não mencionada, foi o que muitos escolheram, o que indica que existem algumas componentes ainda não identificadas neste formulário. Estamos a efetuar mudanças para incluir mais opções.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 16/04 e 08/05 de 2020. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação e dos meios de comunicação especializada parceiros da APPM para uma melhor segmentação da resposta.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade de 20 dias onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.

Participe já no próximo Barómetro de Impacto COVID-19 de forma a podermos ter uma ideia de evolução ao longo do período em que estamos a sentir este impacto no mercado.