SETORES
indústria
Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio, Informação, Media, Comunicação, e Outras Atividades/Sectores.
Regiões de
Participação
Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região de Lisboa, seguida pelo Porto. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.
cargos
profissionais
A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos outros cargos diretivos no marketing.
dimensão da
empresa
Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas.
Progressão na
Carreira
Neste terceiro barómetro, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.
Progressão na carreira na área de marketing
Principais Tendências de Marketing
É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Marketing Digital, Automação de Marketing e Gestão de Experiência do Cliente.
Adopção de Estratégias de
Marketing Digital
Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, as Redes Sociais são o canal mais utilizado, logo seguido pelo SEO e o Email Marketing.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS
Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam
pesquisa e estudos de mercado
7%
Estratégia de Marketing
38%
Gestão de Marcas e Produtos
28%
Criatividade e Comunicação
28%
Digital e Tecnologia
45%
Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
52%
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
28%
Geração de Leads
3%
Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?
Evolução do investimento em marketing nos últimos anos
Canais Mais
Eficazes
De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.
Canais considerados mais eficazes
Métricas de Desempenho Utilizadas
Key Performance
Indicators
Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Vendas, Taxa de Conversão e ROI.
Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos
Preparação das Empresas para
o Futuro
Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a gestão e alcance de marca assim como melhorar a execução das operações de marketing, como por exemplo, melhoria dos sítios Web, comércio eletrónico, sistemas de CRM, análise de dados. A importância da Digitalização e implementação de tecnologias de marketing também é uma preocupação e que há a melhorar para o próximo ano.
Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado
Principais estratégias a adotar para o próximo ano
Parcerias
Estratégicas
Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing
A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?
Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal
Principais impulsionadores de mudanças no marketing
DADOS DE
RECOLHA
O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
Os dados foram recolhidos entre 02/12 e 15/12 de 2024. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.
A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta primeira ação foi restringida aos associados da APPM.
Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.