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Terceiros Resultados
Barómetro de MARKETING
em Portugal

Estes dados foram obtidos através do questionário colocado à disposição dos associados da APPM e fornecem uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal, conforme respondido pelos participantes do barómetro.

SETORES
indústria

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio, Informação, Media, Comunicação, e Outras Atividades/Sectores.

Agro-Alimentar
0%
Associações, ONGs, Responsabilidade Social
0%
Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio
0%
Cultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e Eventos
0%
Distribuição, Retalho, Comércio, Logística
0%
Educação, Formação, Investigação e Inovação
0%
Energia, Ambiente, Recursos Naturais
0%
Finanças, Seguros
0%
Industrial
0%
Informação, Media, Comunicação
0%
Outras Atividades/Sectores
0%
Turismo, Hotelaria, Hospitality
0%

Regiões de
Participação

Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região de Lisboa, seguida pelo Porto. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
CMO (Chief Marketing Officer) 38%
0%
Consultor de Marketing 7%
0%
Coordenador de Marketing 3%
0%
Diretor de Dpt Marketing 21%
0%
Diretor de Estrat. de Marca 3%
0%
Especialista de Marketing 3%
0%
Estratega de Marca 3%
0%
Estratega de Marketing 3%
0%
Gestor de PR 3%
0%
VP de Marketing 10%
0%

cargos
profissionais

A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos outros cargos diretivos no marketing.

dimensão da
empresa

Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas.

Nº de Colaboradores em Empresas dos Participantes no Barómetro.
Menos de 10 34%
0%
10 a 50 17%
0%
51 a 100 7%
0%
100 a 500 21%
0%
500 a 1000 7%
0%
Mais de 1000 14%
0%

Progressão na
Carreira

Neste terceiro barómetro, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.

Progressão na carreira na área de marketing

Estagnação
Maior Probabilidade
Menor Probabilidade

Principais Tendências de Marketing

Inteligência Artificial - AI 100%
0%
Marketing Digital 59%
0%
Experiência do Cliente 45%
0%
CRM - Base de Dados 24%
0%
Estrat. Gestão Marketing 17%
0%
Automação de Marketing 45%
0%
Marketing de Conteúdo 38%
0%
Otimização de Gastos 21%
0%
Estrat. de Sustentabilidade 38%
0%
Redução de Custos 7%
0%

É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Marketing Digital, Automação de Marketing e Gestão de Experiência do Cliente.

Adopção de Estratégias de
Marketing Digital

Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, as Redes Sociais são o canal mais utilizado, logo seguido pelo SEO e o Email Marketing.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam

pesquisa e estudos de mercado
7%

Estratégia de Marketing
38%

Gestão de Marcas e Produtos
28%

Criatividade e Comunicação
28%

Digital e Tecnologia
45%

Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
52%

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
28%

Geração de Leads
3%

Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?

Adaptação Gradual
Adaptação Rápida
Dificuldades em adaptar-se

Evolução do investimento em marketing nos últimos anos

Aumentou
Diminuiu
Manteve-se constante

Canais Mais
Eficazes

De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.

Canais considerados mais eficazes

Publicidade Tradicional 31%
0%
Redes Sociais 86%
0%
Marketing de Conteúdo 62%
0%
Email Marketing 41%
0%
SEO 45%
0%
Publicidade Online 34%
0%
Influencer Marketing 41%
0%
Eventos e Patrocínios 41%
0%
Marketing de Afiliados 14%
0%
SMS e Mens. Instantâneas 10%
0%
Marketing Direto 17%
0%
Remarketing 7%
0%
Content Syndication 3%
0%
Marketing de Experiências 24%
0%
Parcerias Estratégicas 34%
0%

Métricas de Desempenho Utilizadas

Taxa de Conversão 69%
0%
Número de leads gerados 45%
0%
Retorno Investimento (ROI) 52%
0%
Tráfego no Site 45%
0%
Vendas 72%
0%
Pres./Retenção de Marca 45%
0%

Key Performance
Indicators

Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Vendas, Taxa de Conversão e ROI.

Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos

Adaptação Gradual
Adaptação Imediata
Revisões Periódicas
52%
Consideram que Atração, Aquisição e Retenção de Clientes é o seu maior desafio.

Preparação para o
Futuro

Preparação das Empresas para
o Futuro

Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a gestão e alcance de marca assim como melhorar a execução das operações de marketing, como por exemplo, melhoria dos sítios Web, comércio eletrónico, sistemas de CRM, análise de dados. A importância da Digitalização e implementação de tecnologias de marketing também é uma preocupação e que há a melhorar para o próximo ano.

Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais estratégias a adotar para o próximo ano

Gestão e Alcance de Marca 59%
0%
Operações de Marketing 48%
0%
Digitalização e Tecnologias 48%
0%
KPI, Medição e Otimização 24%
0%
Marketing de Performance 28%
0%
Aquisição de novos targets 24%
0%
Novos modelos de negócio 24%
0%
Redesign de Proc. de Marketing 10%
0%
Foco mercados existentes 28%
0%
Personalização do marketing 45%
0%

Parcerias
Estratégicas

Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais impulsionadores de mudanças no marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 02/12 e 15/12 de 2024. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta primeira ação foi restringida aos associados da APPM.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.