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Evolução do Barómetro no Marketing em Portugal

Mediante os resultados obtidos nos inquéritos efetuados, podemos agora avaliar a evolução dos resultados ao longo do ano.

PROGRESSÃO NA
CARREIRA

A análise das respostas ao inquérito sobre a “Progressão na carreira na área de marketing” demonstra conclusões semelhantes ao longo dos 2 períodos de recolha.

Os dados mostram que, em geral, não há grande volatilidade no sentimento dos profissionais relativamente à progressão na carreira, independentemente do período avaliado. Este resultado reflete bem a estabilidade percebida na realidade vivida pelos profissionais ao longo do ano.

Legenda do Gráfico
  • Estagnação = Estagn.
  • Maior Probabilidade = Maior
  • Menor Probabilidade = Menor
Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING

PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING

Legenda do Gráfico
  • Inteligência Artificial – AI = IA
  • Marketing Digital = Digital
  • Gestão de Experiência do Cliente = CX
  • CRM – Base de Dados = CRM
  • Estratégia e Gestão de Marketing = Estrat.
  • Marketing de Influência = Infl.
  • Marketing Preditivo – Data Science = Data.
  • Automação de Marketing = Auto
  • Marketing de Conteúdo e Otimização = Content
  • Otimização de Gastos de Marketing = Otim.
  • Estratégia de Sustentabilidade = Sustn.
  • Redução de Custos = Cost
Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

ADOÇÃO DE MARKETING DIGITAL

Legenda do Gráfico
  • Redes Sociais = Social
  • SEO = SEO
  • Marketing de Conteúdo = Content
  • Email Marketing = Email
  • Publicidade Online = Pub
  • Publicidade Programática = Prog
  • Afiliação/Performance = Affil
  • Mensagens Instantâneas = Instant
Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

Apesar de não se registarem grandes alterações ao longo das duas vagas, verificam-se algumas diferenças significativas nas estratégias adotadas em cada período. Destaque para as Redes Sociais e o Marketing de Conteúdo, que parecem grangear a maior adesão.

No que diz respeito às tendências de marketing, a mudança mais notável foi a subida acentuada na importância atribuída à Otimização de Gastos com Marketing. Já a IA, surpreendentemente, parece ter perdido uns pontos na segunda vaga.

EVOLUÇÃO DAS
EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR E O INVESTIMENTO DE MARKETING

COMO A EMPRESA ESTÁ A LIDAR COM A EVOLUÇÃO DAS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR?

Legenda do Gráfico
  • Adaptação gradual = Gradual
  • Adaptação rápida = Rápida
  • Dificuldades em adaptar-se = Dificuldades
Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO DE MARKETING

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

A tendência geral mostra um decréscimo ou mesmo estabilidade no investimento em marketing ao longo das vagas. A recuperação económica, mudanças nas prioridades empresariais e incertezas terão influenciado estas alterações.

A tendência geral mostra uma atitude mais conservadora na adaptação às mudanças de comportamento do consumidor

Preparação
para a evolução

PREPARAÇÃO PARA A EVOLUÇÃO DO MERCADO
E O FACTOR COLABORAÇÃO

As empresas terão oscilado entre abordagens internas (formação e pesquisas) e externas (consultoras), com uma tendência mais recente para equilibrar essas estratégias.

A colaboração entre empresas tem diminuído face à primeira vaga, com destaque para parcerias criativas e intra-sector. Há um aumento significativo no envolvimento com escolas e associações, indicando que as empresas procuram fontes diversificadas de valor e inovação.

Como está a sua empresa a preparar-se para a evolução do mercado?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

A sua empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
  • 1a Vaga
  • 2a Vaga

Estratégias a adotar no
próximo ano

As prioridades estratégicas mudaram ao longo das vagas, com maior foco em gestão de marca, operações de marketing, assim como aplicar tecnologias ao marketing.

A recuperação na 2ª vaga em áreas como operações de marketing e tecnologia reflecte a adaptação ao cenário competitivo.

Integração de IA no Marketing teve numa menor relevância, sugerindo uma consolidação de esforços nessa valência.

Participe no Barómetro de MARKETING DA APPM.