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1ra Vaga 2025
Barómetro de MARKETING
em Portugal

Estes dados foram obtidos através do questionário colocado à disposição dos associados da APPM e fornecem uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal, conforme respondido pelos participantes do barómetro.

SETORES
indústria

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio e Distribuição, Retalho, Comércio e Logística.

Administração Pública, Política e Territórios
0%
Agro-Alimentar
0%
Associações, ONGs, Responsabilidade Social
0%
Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio
0%
Cultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e Eventos
0%
Distribuição, Retalho, Comércio, Logística
0%
Educação, Formação, Investigação e Inovação
0%
Energia, Ambiente, Recursos Naturais
0%
Finanças, Seguros
0%
Imobiliário
0%
Industrial
0%
Informação, Media, Comunicação
0%
Saúde e Apoio Social
0%
Tecnologia e Software
0%
Outras Atividades/Sectores
0%
Turismo, Hotelaria, Hospitality
0%

Regiões de
Participação

Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região do Porto, seguida por Lisboa. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
Analista de Marketing 5%
0%
CEO (Chief Executive Officer 7%
0%
CMO (Chief Marketing Officer) 18%
0%
Consultor de Marketing 5%
0%
Coordenador de Marketing 2%
0%
Direção de Marca 5%
0%
Diretor Comercial/Vendas 11%
0%
Diretor de Departamento de Marketing 14%
0%
Especialista de Marketing 5%
0%
Especialista em Paid Media 4%
0%
Especialista em SEO 2%
0%
Estratega de Marketing 2%
0%
Gestor de Conteúdos 5%
0%
Gestor de Marketing 11%
0%
Gestor de PR 2%
0%
Head of Digital 2%
0%
VP of Marketing 2%
0%

cargos
profissionais

A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos diretores dos departamentos de marketing.

dimensão da
empresa

Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas.

Nº de Colaboradores em Empresas dos Participantes no Barómetro.
Menos de 10 23%
0%
10 a 50 33%
0%
51 a 100 11%
0%
100 a 500 11%
0%
500 a 1000 7%
0%
Mais de 1000 16%
0%

Progressão na
Carreira

Nesta 1ra vaga do barómetro de 2025, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.

Progressão na carreira na área de marketing

Estagnação
Maior Probabilidade
Menor Probabilidade

Principais Tendências de Marketing

Automação de Marketing 54%
0%
CRM - Banco de Dados 30%
0%
Estratégia de Sustentabilidade 44%
0%
Estratégia e gestão de Marketing 19%
0%
Gestão de Experiência do Cliente 26%
0%
Inteligência Artificial — AI 91%
0%
Marketing de Influência 40%
0%
Marketing Digital 47%
0%
Marketing e Otimização de Conteúdo 32%
0%
Marketing Ético e Sustentável 21%
0%
Marketing Preditivo —Data Science 33%
0%
Metaverso e Experiências Virtuais 11%
0%
Otimização de Gastos com Marketing 14%
0%
Redução de Custos 7%
0%
Web3 Marketing 5%
0%

É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Automação de Marketing, Marketing Digital e Estratégia de Sustentabilidade.

Adopção de Estratégias de
Marketing Digital

Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, existe um grande equilíbrio entre várias táticas adotadas, mas podemos destacar as Redes Sociais como a que reuniu maior adesão, logo seguida pelo Marketing de Conteúdo e o SEO.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam

Criação de Conteúdos Relevantes em Escala
30%

Estratégia de Marketing
38%

Medição de Desempenho e Atribuição de Resultados
25%

Sustentabilidade e Responsabilidade Social
19%

Digital e Tecnologia
26%

Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
54%

Gestão e Contratação de Profissionais
21%

Geração de Leads Qualificadas
35%

Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?

Adaptação Gradual
Adaptação Rápida
Dificuldades em adaptar-se

Evolução do investimento em marketing nos últimos anos

Aumentou
Diminuiu
Manteve-se constante

Canais Mais
Eficazes

De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.

Canais considerados mais eficazes

Social Commerce 5%
0%
Email Marketing 32%
0%
Eventos/Exposições 40%
0%
influencer Marketing 25%
0%
Marketing Conversacional 2%
0%
Marketing de Afiliados 2%
0%
Marketing de Conteúdo 46%
0%
Marketing de Experiências 23%
0%
Marketing Directo 18%
0%
Parcerias Estratégicas 39%
0%
Publicidade Online 39%
0%
Publicidade Tradicional 11%
0%
Redes Sociais 61%
0%
Remarketing 18%
0%
SEO 42%
0%
SMS e Mensagens Instantâneas 12%
0%
Passa Palavra, Rotulagem e POS, e Networking 5%
0%

Métricas de Desempenho Utilizadas

Customer Lifetime Value 30%
0%
Engagement nas Redes Sociais 54%
0%
Número de Leads Gerados 61%
0%
Presença e Retenção de Marca 12%
0%
Retorno Sobre Investimento 61%
0%
Taxa de Conversão 51%
0%
Taxa de Retenção de Clientes 28%
0%
Tráfego Gerado no Site 19%
0%
Vendas 58%
0%

Key Performance
Indicators

Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Número de Leads Gerados, ROI e Vendas.

Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos

Adaptação Gradual
Adaptação Imediata
Revisões Periódicas
Testes A/B e Otimizações Contínuas
54%
Consideram que Atração, Aquisição e Retenção de Clientes é o seu maior desafio.

Preparação para o
Futuro

Preparação das Empresas para
o Futuro

Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a integração de Inteligência Artificial no Marketing assim como melhorar a expansão para novos mercados internacionais.

Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais estratégias a adotar para o próximo ano

Adoção de first-party data e cookieless 11%
0%
Aquisição de novos grupos-alvo (vs. entre existentes) 18%
0%
Digitalização e implem. de tecnologias de marketing 25%
0%
Expansão para novos mercados internacionais 44%
0%
Foco nos mercados existentes (vs. novos) 37%
0%
Gestão e alcance da Marca 37%
0%
Integrar inteligência Artificial no marketing 56%
0%
KPI, medição e modelos de dados 21%
0%
Novos modelos de negócio (vs. existente) 26%
0%
Operações de marketing (execução) 28%
0%
Performance em Vendas e Mkt de Performance 26%
0%
Personalização dos programas de marketing 23%
0%
Redesenho dos processos de marketing 19%
0%

Parcerias
Estratégicas

Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais impulsionadores de mudanças no marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 17/03 e 31/03 de 2025. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta ação foi restringida aos associados da APPM.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.