SETORES
indústria
Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio e Distribuição, Retalho, Comércio e Logística.
Regiões de
Participação
Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região do Porto, seguida por Lisboa. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.
cargos
profissionais
A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CMO (Chief Marketing Officer), seguidos pelos diretores dos departamentos de marketing.
dimensão da
empresa
Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas.
Progressão na
Carreira
Nesta 1ra vaga do barómetro de 2025, os profissionais sentem claramente uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing.
Progressão na carreira na área de marketing
Principais Tendências de Marketing
É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Automação de Marketing, Marketing Digital e Estratégia de Sustentabilidade.
Adopção de Estratégias de
Marketing Digital
Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, existe um grande equilíbrio entre várias táticas adotadas, mas podemos destacar as Redes Sociais como a que reuniu maior adesão, logo seguida pelo Marketing de Conteúdo e o SEO.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS
Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam
Criação de Conteúdos Relevantes em Escala
30%
Estratégia de Marketing
38%
Medição de Desempenho e Atribuição de Resultados
25%
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
19%
Digital e Tecnologia
26%
Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
54%
Gestão e Contratação de Profissionais
21%
Geração de Leads Qualificadas
35%
Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?
Evolução do investimento em marketing nos últimos anos
Canais Mais
Eficazes
De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.
Canais considerados mais eficazes
Métricas de Desempenho Utilizadas
Key Performance
Indicators
Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são as Número de Leads Gerados, ROI e Vendas.
Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos
Preparação das Empresas para
o Futuro
Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a integração de Inteligência Artificial no Marketing assim como melhorar a expansão para novos mercados internacionais.
Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado
Principais estratégias a adotar para o próximo ano
Parcerias
Estratégicas
Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing
A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?
Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal
Principais impulsionadores de mudanças no marketing
DADOS DE
RECOLHA
O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.
Os dados foram recolhidos entre 17/03 e 31/03 de 2025. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.
A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta ação foi restringida aos associados da APPM.
Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.