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2da Vaga 2025
Barómetro de MARKETING
em Portugal

Estes dados foram obtidos através do questionário colocado à disposição dos associados da APPM e fornecem uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal, conforme respondido pelos participantes do barómetro.

SETORES
indústria

Estes são os setores foco em que os participantes trabalham. Os dados obtidos indicam que existe uma diversificação considerável nas áreas de atuação das empresas que participaram no estudo. Dos setores indicados, destacam-se o da Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio e Distribuição, Retalho, Comércio e Logística.

Agro-Alimentar
0%
Criatividade, Publicidade, Consultadoria, Estudos Mercado, Serviços Apoio
0%
Cultura, Desporto, Entretenimento, Espetáculos e Eventos
0%
Distribuição, Retalho, Comércio, Logística
0%
Educação, Formação, Investigação e Inovação
0%
Finanças, Seguros
0%
Imobiliário
0%
Industrial
0%
Informação, Media, Comunicação
0%
Saúde e Apoio Social
0%
Tecnologia e Software
0%
Outras Atividades/Sectores
0%
Turismo, Hotelaria, Hospitality
0%

Regiões de
Participação

Demonstração geográfica da representação dos participantes deste estudo por regiões de Portugal. A maioria das respostas vem da região do Porto, seguida por Lisboa. Este resultado mostra uma forte concentração de profissionais de marketing nas principais áreas metropolitanas do país.

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
Analista de Marketing 2%
0%
CEO (Chief Executive Officer 22%
0%
CMO (Chief Marketing Officer) 14%
0%
Consultor de Marketing 2%
0%
Coordenador de Marketing 4%
0%
Diretor Comercial/Vendas 6%
0%
Diretor de Departamento de Marketing 16%
0%
Diretor de Estratégia de Marketing 4%
0%
Especialista de Marketing 8%
0%
Especialista em SEO 2%
0%
Estratega de Marketing 2%
0%
Gestor de Ativação de Marca 2%
0%
Gestor de Conteúdos 2%
0%
Consultor de Marca 2%
0%
Gestor de Marketing 6%
0%
Head of Digital 2%
0%
Key Account Manager 2%
0%

cargos
profissionais

A maioria dos participantes neste estudo são claramente os CEO (Chief Executive Officer), seguidos pelos Diretores de Departamento de Marketing.

dimensão da
empresa

Existe um certo equilíbrio entre os participantes deste barómetro que se encontram em pequenas ou micro empresas e os de dimensão média/grandes empresas.

Nº de Colaboradores em Empresas dos Participantes no Barómetro.
Menos de 10 18%
0%
10 a 50 29%
0%
51 a 100 8%
0%
100 a 500 22%
0%
500 a 1000 2%
0%
Mais de 1000 20%
0%

Progressão na
Carreira

Nesta 2da vaga 2025 do Barómetro, os profissionais sentem uma maior probabilidade de progressão na carreira e apenas uma minoria coloca a hipótese de não progredir na área do marketing, contudo já decresceu face à 1ra vaga.

Progressão na carreira na área de marketing

Estagnação
Maior Probabilidade
Menor Probabilidade

Principais Tendências de Marketing

Automação de Marketing 53%
0%
CRM - Banco de Dados 31%
0%
Estratégia de Sustentabilidade 39%
0%
Estratégia e gestão de Marketing 29%
0%
Gestão de Experiência do Cliente 29%
0%
Inteligência Artificial — AI 78%
0%
Marketing de Influência 43%
0%
Marketing Digital 55%
0%
Marketing e Otimização de Conteúdo 31%
0%
Marketing Ético e Sustentável 29%
0%
Marketing Preditivo — Data Science 31%
0%
Metaverso e Experiências Virtuais 4%
0%
Otimização de Gastos com Marketing 29%
0%
Redução de Custos 8%
0%
Web3 Marketing 4%
0%

É bastante clara a identificação de tendências do Marketing em Portugal a refletir-se principalmente na Inteligência Artificial, Automação de Marketing, Marketing Digital e Marketing de Influência.

Adopção de Estratégias de
Marketing Digital

Este é um bom indicador de quais as tendências e táticas de marketing digital foram as mais adotadas pelas empresas onde estes profissionais operam. Claramente, existe um grande equilíbrio entre várias táticas adotadas, mas podemos destacar as Redes Sociais como a que reuniu maior adesão, logo seguida pelo Marketing de Conteúdo e o SEO.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL ADOTADAS

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).
Afiliação/Performance 27%
0%
Email Marketing 61%
0%
Marketing de Conteúdo 80%
0%
Mensagens Instantâneas 16%
0%
Publicidade Online 49%
0%
Publicidade Programática 20%
0%
Redes Sociais 90%
0%
SEO 65%
0%
Voice Search & Conversational Marketing 6%
0%
Outras 29%
0%

Maiores Desafios que as Empresas Enfrentam

Criação de Conteúdos Relevantes em Escala
27%

Pesquisa e Estudos de Mercado
20%

Medição de Desempenho e Atribuição de Resultados
20%

Criatividade e Comunicação
18%

Digital e Tecnologia
35%

Atração, Aquisição e Retenção de Clientes
59%

Gestão e Contratação de Profissionais
20%

Geração de Leads Qualificadas
33%

Como a empresa está a lidar com a evolução das expetativas do consumidor?

Adaptação Gradual
Adaptação Rápida
Dificuldades em adaptar-se

Evolução do investimento em marketing nos últimos anos

Aumentou
Diminuiu
Manteve-se constante

Canais Mais
Eficazes

De acordo com os participantes do Barómetro, os canais que têm representado maior eficácia para as suas marcas são as Redes Sociais e Influencer Marketing.

Canais considerados mais eficazes

Social Commerce 10%
0%
Email Marketing 37%
0%
Eventos/Exposições 37%
0%
influencer Marketing 39%
0%
Marketing Conversacional 4%
0%
Marketing de Afiliados 8%
0%
Marketing de Conteúdo 37%
0%
Marketing de Experiências 8%
0%
Marketing Directo 16%
0%
Parcerias Estratégicas 33%
0%
Publicidade Online 20%
0%
Publicidade Tradicional 14%
0%
Redes Sociais 63%
0%
Remarketing 2%
0%
SEO 29%
0%
SMS e Mensagens Instantâneas 4%
0%
Passa Palavra, Comerciais e Outros 6%
0%

Métricas de Desempenho Utilizadas

Customer Lifetime Value 14%
0%
Engagement nas Redes Sociais 65%
0%
Número de Leads Gerados 39%
0%
Presença e Retenção de Marca 22%
0%
Retorno Sobre Investimento 37%
0%
Taxa de Conversão 39%
0%
Taxa de Retenção de Clientes 20%
0%
Tráfego Gerado no Site 35%
0%
Vendas 39%
0%

Key Performance
Indicators

Os formatos de key performance indicators ou métricas de desempenho das campanhas de marketing mais utilizadas pelos participantes neste barómetro são Engagement nas Redes Sociais, Leads Gerados, Taxa de Conversão e Vendas.

Ajustamento das Estratégias de Marketing face aos Resultados Obtidos

Adaptação Gradual
Adaptação Imediata
Revisões Periódicas
Testes A/B e Otimizações Contínuas
59%
Consideram que Atração, Aquisição e Retenção de Clientes é o seu maior desafio.

Preparação para o
Futuro

Preparação das Empresas para
o Futuro

Os maiores focos dos participantes para o próximo ano parecem dirigir-se para a integração de Inteligência Artificial no Marketing assim como melhorar a expansão para novos mercados internacionais.

Como as empresas se estão a preparar para a evolução do mercado

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais estratégias a adotar para o próximo ano

Adoção de first-party data e cookieless 6%
0%
Aquisição de novos grupos-alvo (vs. entre existentes) 24%
0%
Digitalização e implem. de tecnologias de marketing 31%
0%
Expansão para novos mercados internacionais 33%
0%
Foco nos mercados existentes (vs. novos) 20%
0%
Gestão e alcance da Marca 51%
0%
Integrar inteligência Artificial no marketing 45%
0%
KPI, medição e modelos de dados 20%
0%
Novos modelos de negócio (vs. existente) 22%
0%
Operações de marketing (execução) 35%
0%
Performance em Vendas e Mkt de Performance 22%
0%
Personalização dos programas de marketing 18%
0%
Redesenho dos processos de marketing 12%
0%

Parcerias
Estratégicas

Parcerias consideradas mais benéficas para a estratégia de marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

A empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Descrição do Ambiente sentido no Marketing em Portugal

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

Principais impulsionadores de mudanças no marketing

Dados do gráfico devem ser lidos em percentagem (%).

DADOS DE
RECOLHA

1

O perfil da amostra deste estudo são os profissionais de marketing do mercado nacional Português e não descriminámos por nenhum fator além desse. O formulário é aberto à audiência da APPM – Associação de Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

2

Os dados foram recolhidos entre 02/06 e 16/06 de 2025. A amostra é não probabilística, de conveniência através do método “snowball”. Como tal, os resultados não são representativos da população em estudo e logo não poderão ser generalizáveis. As conclusões apresentadas são evidências que sugerem cenários e não devem ser extrapoladas.

3

A forma de comunicação do Barómetro e aquisição de respostas foi através dos canais próprios da Associação nesta ação foi restringida aos associados da APPM.

4

Os inputs foram recebidos unicamente através de um único processo de introdução de dados presente neste endereço e terá uma periodicidade trimestral onde analisaremos a evolução comparando ambos os momentos de recolha dos mesmos.