PROGRESSÃO NA
CARREIRA
A análise das respostas ao inquérito sobre a “Progressão na carreira na área de marketing” demonstra conclusões semelhantes ao longo dos 2 períodos de recolha.
Os dados mostram que, em geral, não há grande volatilidade no sentimento dos profissionais relativamente à progressão na carreira, independentemente do período avaliado. Este resultado reflete bem a estabilidade percebida na realidade vivida pelos profissionais ao longo do ano.
- Estagnação = Estagn.
- Maior Probabilidade = Maior
- Menor Probabilidade = Menor
- 1a Vaga
- 2a Vaga
TENDÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE MARKETING
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING
- Inteligência Artificial – AI = IA
- Marketing Digital = Digital
- Gestão de Experiência do Cliente = CX
- CRM – Base de Dados = CRM
- Estratégia e Gestão de Marketing = Estrat.
- Marketing de Influência = Infl.
- Marketing Preditivo – Data Science = Data.
- Automação de Marketing = Auto
- Marketing de Conteúdo e Otimização = Content
- Otimização de Gastos de Marketing = Otim.
- Estratégia de Sustentabilidade = Sustn.
- Redução de Custos = Cost
- 1a Vaga
- 2a Vaga
ADOÇÃO DE MARKETING DIGITAL
- Redes Sociais = Social
- SEO = SEO
- Marketing de Conteúdo = Content
- Email Marketing = Email
- Publicidade Online = Pub
- Publicidade Programática = Prog
- Afiliação/Performance = Affil
- Mensagens Instantâneas = Instant
- 1a Vaga
- 2a Vaga
Apesar de não se registarem grandes alterações ao longo das duas vagas, verificam-se algumas diferenças significativas nas estratégias adotadas em cada período. Destaque para as Redes Sociais e o Marketing de Conteúdo, que parecem grangear a maior adesão.
No que diz respeito às tendências de marketing, a mudança mais notável foi a subida acentuada na importância atribuída à Otimização de Gastos com Marketing. Já a IA, surpreendentemente, parece ter perdido uns pontos na segunda vaga.
EVOLUÇÃO DAS
EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR E O INVESTIMENTO DE MARKETING
COMO A EMPRESA ESTÁ A LIDAR COM A EVOLUÇÃO DAS EXPECTATIVAS DO CONSUMIDOR?
- Adaptação gradual = Gradual
- Adaptação rápida = Rápida
- Dificuldades em adaptar-se = Dificuldades
- 1a Vaga
- 2a Vaga
EVOLUÇÃO DO INVESTIMENTO DE MARKETING
- 1a Vaga
- 2a Vaga
A tendência geral mostra um decréscimo ou mesmo estabilidade no investimento em marketing ao longo das vagas. A recuperação económica, mudanças nas prioridades empresariais e incertezas terão influenciado estas alterações.
A tendência geral mostra uma atitude mais conservadora na adaptação às mudanças de comportamento do consumidor
PREPARAÇÃO PARA A EVOLUÇÃO DO MERCADO
E O FACTOR COLABORAÇÃO
As empresas terão oscilado entre abordagens internas (formação e pesquisas) e externas (consultoras), com uma tendência mais recente para equilibrar essas estratégias.
A colaboração entre empresas tem diminuído face à primeira vaga, com destaque para parcerias criativas e intra-sector. Há um aumento significativo no envolvimento com escolas e associações, indicando que as empresas procuram fontes diversificadas de valor e inovação.
Como está a sua empresa a preparar-se para a evolução do mercado?
- 1a Vaga
- 2a Vaga
A sua empresa colabora com outras organizações em iniciativas de marketing?
- 1a Vaga
- 2a Vaga
Estratégias a adotar no
próximo ano
As prioridades estratégicas mudaram ao longo das vagas, com maior foco em gestão de marca, operações de marketing, assim como aplicar tecnologias ao marketing.
A recuperação na 2ª vaga em áreas como operações de marketing e tecnologia reflecte a adaptação ao cenário competitivo.
Integração de IA no Marketing teve numa menor relevância, sugerindo uma consolidação de esforços nessa valência.